"The Record Rebellion" fala de "The Runaways"

04/08/2010 17:31

Em um dia na ensolarada Califórnia, aos 15 anos, Cherie Currie e sua irmã Marie em pé na calçada, horrorizadas, enquanto vêem o sangue de Cherie escorrendo pernas a baixo – uma cena de abertura condizente para um filme que centraliza-se em torno de sangue, suor, lágrimas, inocência que se perdeu nas mãos de uma indústria implacável.

O estilo de vida “sexo, drogas e rock and roll” já foi discutido, analisado e sensacionalizado pelos muitos anos em que existiu. Incontáveis tragédias aconteceram na vida de quem viveu isso dia após dia, mas também houveram muitos triunfos. A história de "The Runaways", a primeira banda de rock do mundo formada somente por mulheres, mostra ambos os lados, e o filme capta essa dicotomia de uma forma impressionante.

"The Runaways" é baseado no livro da vocalista Cherie Currie, Neon Angels, e segue Currie e guitarrista Joan Jett desde o início da banda até a posterior implosão três anos depois. Alguns críticos têm tido problema com o filme, dizendo que ele se concentra exclusivamente em Currie e Joan Jett, mas a narrativa dual permite a exposição sobre os altos e baixos do rock and roll, contrastando a incerteza de Currie e a discriminação contra a determinação de Jett e do sucesso que ela conquista mais tarde por de sua persistência.


Nos anos 1970, o rock and roll era um mundo de homens e banda "The Runaways" foi considerado uma ameaça directa para esse status. Em preparação para o que iriam enfrentar, elas resistem a desafios durante as sessões de prática, instituído pelo gerente Kim Fowley, onde as latas de cerveja e fezes de cães são atirados contra elas enquanto tocam. Jett briga com um professor de guitarra sobre sua capacidade de tocar guitarra e quase sai na mão com os membros de uma banda de rock masculina muito mais velhos durante a passagem de som em um de seus shows (no comentário de DVD, Jett revela que o banda em questão era "Rush" e que o incidente realmente aconteceu). Antes da abertura de créditos ela é vista comprando roupas masculinas enquanto os empregados da loja, a olham de cima a baixo, é vista também beijando uma garota, e sentada numa calçada tocando guitarra. É claro que ela sabe quem ela é e o que ela quer e não tem medo de correr atrás, independentemente das repercussões sociais.

Em comparação, Currie é um adolescente de olhos arregalados, moradora do Valley, fã de Bowie, que é atirada à dura realidade da vida de turista de músico em busca de seu sonho de estrelato, ela se transforma em uma estrela dura, viciada em drogas. Ela é, simultaneamente, o bebê de uma família extremamente disfuncional, mas muito unida e a líder sexy de uma sensação mundial, e se esforça para conciliar as partes de si mesma. Ao longo do filme Currie é objetivado por todos os homens que cruza seu caminho, mas na sua ingenuidade, ela não percebe o que está acontecendo. Em um dos momentos mais marcantes do filme, ela e a banda discutem sobre uma foto sexy de divulgação que Currie fez sem o conhecimento do grupo. Irritadas com o ângulo a imprensa está tendo com a sua banda, Jett grita com Currie dizendo que o que ela quer é transformar-se na “p**** da Linda Lovelace”, esmagando chances da banda de ser tratada com respeito. “Você não entendeu? Isso é tudo que eles vão se lembrar de nós! Eles nunca vão nos levar a sério… Divulgar a música, não a sua virilha”, ela grita.

A banda se tornou lenda na história do rock e muitos de seus sucessores citam o grupo como uma influência primária. Mas para todas as suas realizações, Jett e Currie ainda eram muito humanas, com seu próprio conjunto de falhas para cada sucesso. E é essa humanidade que o filme tem sucesso representando.

"The Runaways" é um filme espetacular. É uma tarefa difícil trazer à tela a história de personagens tão icónicas, enquanto elas ainda estão vivas e retratá-las de forma precisa e convincente, mas cada aspecto da banda "The Runaways" é executado de modo que o espectador é puxado para dentro e os trajes da cenografia servem para criar a atmosfera necessária para dar ao filme o seu próprio contexto e fazer com que cada cena seja memorável. A qualidade é superior. Kristen Stewart e Dakota Fanning atuam como caricaturas exageradas das mulheres reais que eles representam, ou simplesmente criam personagens adequado para fins cinematográficos. Elas encarnam Joan Jett e Cherie Currie de uma forma que muitos atores não podem fazer – jogam-se na pele das deusas rock sem medo. Stewart é destaque óbvio. Joan Jett, elogiou a jovem atriz ao público, chamando a atenção para seu canto e sua atuação perfeita ao imitar os maneirismos Jett. "The Runaways" se apega aos detalhes, e por isso os telespectadores podem se concentrar na história, sem distração.

 

 

"The Record Rebellion" fala de "The Runaways"

Nenhum comentário foi encontrado.

Novo comentário

Frase do dia:

Eu era um modelo ruim. Eu era extremamente alto, mas ainda assim parecia que tinha seis anos de idade. — Robert Pattinson

Disclaimer

O The Twilight Saga Site não tem qualquer ligação direta com os atores, autora ou produtores da saga. Somos um site sem fins lucrativos feito por fãs para informar outros fãs sobre tudo relacionado a saga Crepúsculo. Toda a mídia presente no site é de propriedade de seus respectivos donos ou autores, não possuímos seus direitos a menos que disposto em contrário.

Elite Afiliados:

  

   

 

Top Afiliados:

Blog das Séries
Maçã Radioativa
Twifanaticos
Beward Love
Martinha