O que os vampiros poderiam nos ensinar

20/08/2010 18:59

Vampiros são criaturas sedutoras. Talvez por conseguirem extravasar sensações que existem em nós, simples mortais. Talvez pelo caráter subversivo de sua não-vida. O fato é que, além de sexies, eles estão pop e acabam instigando uma analogia com a nossa própria existência.

Isso vale para Nosferatu, Drácula e até Edward Cullen. Será por isso que o protagonista da saga "Crepúsculo", de Stephanie Mayer, acaba de ser eleito o homem mais sexy do mundo? Branquelo, olhos e cabelos castanhos, é lindinho, mas foge do estereótipo da sensualidade. Ele enfrenta um dilema de amor e recusa, de desejo e contenção que faz meninas e mulheres suspirarem mundo afora.

Ele não morde e reafirma nossa projeção do desejo, da vontade de querer sair mordendo por aí, de mudar a condição de uma hora para a outra. Ele procura românticos, que existencialmente esperam sedentos por um complemento. E, hoje em dia, parece tão complicado querer viver só, sem alguém para dividir o cotidiano…

Se aproveitarmos a metáfora, vampiros também não refletem no espelho. Nós, apesar de vermos nosso reflexo, muitas vezes não refletimos sobre nossa condição. Nem sempre valorizamos a vida humana, como os vampiros - pelo menos os mais moderninhos - o fazem. Ela costuma ser pensada, estimada e repensada quando estamos próximos do fim, se não só no fim mesmo.

Mais: a imortalidade, a imutabilidade do corpo, o não-envelhecimento, o sexo selvagem, o sangue e o desejo acabam tornando-se promessas quase irrecusáveis se pensarmos na tranquilidade de nossos dias. Rotina, tarefas incessantes, relacionamentos por conveniência acabam por deixar nosso lado mais vibrante adormecido, enquanto esses vampiros mortos-vivos vivem intensamente. Controverso.

A popularidade dos vampiros pode servir como estímulo para amar mais enquanto se ama, viver mais enquanto se vive e transformar pequenos prazeres em grandes alegrias. Podemos, ainda, transcender ao desejo, sem precisar derramar uma gota de sangue.

O que os vampiros poderiam nos ensinar

Nenhum comentário foi encontrado.

Novo comentário

Frase do dia:

Eu era um modelo ruim. Eu era extremamente alto, mas ainda assim parecia que tinha seis anos de idade. — Robert Pattinson

Disclaimer

O The Twilight Saga Site não tem qualquer ligação direta com os atores, autora ou produtores da saga. Somos um site sem fins lucrativos feito por fãs para informar outros fãs sobre tudo relacionado a saga Crepúsculo. Toda a mídia presente no site é de propriedade de seus respectivos donos ou autores, não possuímos seus direitos a menos que disposto em contrário.

Elite Afiliados:

  

   

 

Top Afiliados:

Blog das Séries
Maçã Radioativa
Twifanaticos
Beward Love
Martinha