Entrevista com Alexandra Patsavas: a supervisora musical de "Crepúsculo"
Somente os fãs mais esforçados lembram a regra exata de um baseball de vampiros. Mas você pode se lembrar de escutar “Supermassive Black Hole” do Muse assim que a familia Cullen começa a jogar no primeiro filme de "A Saga Crepúsculo". Mas então, talvez esse não seja seu momento musical favorito de "Crepúsculo" (cenas envolvendo camisas de baseball). Talvez você prefira a música lenta “Flightless Bird” do Iron & Wine quando Edward (Robert Pattinson) e Bella (Kristen Stewart) dançam no baile de formatura (Crepúsculo). Ou a visão de Edward da quase morte de Bella com “Slow Life” do Grizzly Bear no fundo do oceano ("Lua Nova"). Qualquer seja sua música favorita de "Crepúsculo", Alexandra Patsavas tem uma parte nisso.
Patsavas, que fez trilhas sonoras para "The O.C.", "Gossip Girl", "Mad Men" e "Grey’s Anatomy", trabalhou como supervisora de música dos três filmes de "Crepúsculo" – e ela será a “senhora da música” nos dois filmes restantes "Amanhecer". É um trabalho que requeri a ela escolher e supervisionar todas as músicas que aparecem na trilha sonora dos filmes, coleções que definem um humor, um ambiente para o romance popular da série – e que vendeu loucamente como, bem, qualquer coisa relacionada a "Crepúsculo". (Duas das três trilhas sonoras até agora – "Crepúsculo" e "Lua Nova" – estrearam como nº 1 nas paradas americanas.)
A "Trilha Sonora da Saga Crepúsculo Volume 1", uma coleção de músicas e vídeos que nunca foram antes vistos das músicas incluídas nos três filmes da "Saga Crepúsculo", chegou às lojas em 4 de Dezembro, na mesma data que o DVD de "A Saga Crepúsculo: Eclipse" estreou. E enquanto a estreia do DVD dá uma razão aos fãs para aumentar suas listas de presentes de Natal, também deu ao Dose.ca a oportunidade de falar com a supervisora musical da série. Aqui, Patsavas nos conta algumas informações sobre o que é preciso para fazer a trilha sonora de Crepúsculo e por que nenhum artista – não importa quem – nunca iria surpreendê-la ao perguntar sobre participar da série.
Dose.ca: Você pode me contar como você junta as músicas para colocar na trilha sonora de "Crepúsculo"? Quando esse trabalho começa?
Alexandra Patsavas: O trabalho começa uma vez que o supervisor é contratado e o roteiro é distribuído. Nós (o diretor, os produtores, e mais tarde os atores) passamos muito tempo durante a produção, enquanto o filme está sendo filmado, conversando sobre música, tendo uma conversa sobre som e percepção, mas o verdadeiro trabalho começa depois que o filme é gravado, ai então nós podemos começar a juntar as músicas com o filme.
Dose.ca: É um processo diferente trabalhar em um filme de "Crepúsculo" do que em qualquer outro que você já fez?
Patsavas: Tendo sido um trabalho incrível. Claro que já foram três filmes lançados de "Crepúsculo" e um grande interesse de alguns artistas em particular e isso tem sido realmente uma experiência maravilhosa. E também há muitas bandas vindo à sala de corte e realmente trabalhando diretamente com o diretor para criar músicas para esses filmes. Beck veio à sala de corte, e Lykke Li e Grizzly Bear, Mute Math – então nós temos algumas bandas realmente adaptando música para os filmes. Hayley Williams, também, do Paramore.
Dose.ca: Quão incomum é isso?
Patsavas: Sabe, eu acho que isso é bem incomum ao menos que seja um filme sobre músicos ou bandas, que no caso é um animal totalmente diferente. É bem incomum ter tantas bandas criando músicas para um projeto.
Dose.ca: Por que isso tem sido uma grande prioridade para esses filmes?
Patsavas: Eu acho que mais do que qualquer coisa (a autora de "Crepúsculo") Stephenie Meyer sempre se referiu a música e incluiu playlists, e a música é uma parte grande de "Crepúsculo". E os produtores e diretores querem retratar isso.
Dose.ca: O que você pensa quando seleciona músicas para os filmes, sem ser as que Meyer já escreveu nos livros? Quais são as coisas que você fica pensando?
Patsavas: Eu acho que a música realmente repercuti nos fãs quando intensifica as emoções na cena e a atuação, então acho que mais do que qualquer coisa, nós estamos tentando fazer as partituras e as músicas sem emendas. Para ter certeza que todas as músicas pareçam músicas de "Crepúsculo" e para contarmos uma história para o público... Definitivamente acho que nós estamos sempre pensando em Bella, e Edward e Jacob e na atmosfera de "Crepúsculo" em si. Há os personagens e então os personagens de "Crepúsculo"... Acho que a música tem que chamar, sabe, tem uma sensação indepedente, tem uma letra inteligente, tem um jeito memorável. Claro que, ao longo dos três filmes nós temos feito vários tipos diferentes de cenas – cenas de amor e cenas de amor perdido, e cenas de luta, mas eu acho que há uma certa linha de pensamento.
Dose.ca: A sensação independente que você mencionou – definitivamente as três últimas trilhas sonoras realmente abraçaram atuações indies. Por que esse tem sido o som de "Crepúsculo"?
Patsavas: Bem, certamente Stephenie Meyer ama música indie e também parecer encaixar no filme. É o que os diretores amam e se nós tivemos – nós tivemos algumas bandas anônimas na trilha sonora assim como tivéssemos os melhores artistas do momento... Nós tivemos sorte grande de ter tanta humildade, de termos tanto interesse da música da comunidade. E essas são as músicas e a sensação que melhor se encaixa.
Dose.ca: Você se surpreende com quem quer entrar na trilha sonora de "Crepúsculo"?
Patsavas: Não mais (risos). Nós sempre pretendemos usar a música de maneira respeitosa e ter certeza de que a música está sempre em destaque.
Dose.ca: É verdade que Peter Murphy, do Bauhaus, a perseguiu no SXSW para conversar sobre "Crepúsculo" antes dele conseguir um pequeno papel em "Eclipse"?
Patsavas: Ele fez isso! Oh, nós tivemos uma conversinha. Ele estava definitivamente interessado nos filmes, e nós ainda temos mais dois para fazer, então quem sabe.
Dose.ca: Então quando ele chegou em você, não foi uma surpresa para você ele falar sobre "Crepúsculo"?
Patsavas: Não dá para contar o tamanho do amor que tenho por Peter Murphy e seu trabalho solo, e seu trabalho com bandas incrivelmente originais. Isso é uma emoção. É sempre uma emoção. Quando não é uma emoção, eu preciso desistir. Tantas das minhas bandas favoritas tem contribuído, e isso é uma emoção.
Entrevista com Alexandra Patsavas: a supervisora musical de "Crepúsculo"
Nenhum comentário foi encontrado.
Novo comentário
Frase do dia:
“Eu era um modelo ruim. Eu era extremamente alto, mas ainda assim parecia que tinha seis anos de idade.” — Robert Pattinson
Disclaimer
O The Twilight Saga Site não tem qualquer ligação direta com os atores, autora ou produtores da saga. Somos um site sem fins lucrativos feito por fãs para informar outros fãs sobre tudo relacionado a saga Crepúsculo. Toda a mídia presente no site é de propriedade de seus respectivos donos ou autores, não possuímos seus direitos a menos que disposto em contrário.
O Morro dos Ventos Uivantes
Por: R$13,90
Coleção Harry Potter
Por: R$ 79,90
Coleção Os Instrumentos Mortais
Coleção Os Imortais & Radiante