Crítica negativa para o livro "Cosmópolis"

08/01/2011 19:01

O site da revista Veja publicou uma crítica negativa sobre a obra do celebrado autor americano Don DeLillo, "Cosmópolis", como sendo uma “tola fantasia sobre o fim do sonho americano”.

Certas cenas de "Cosmópolis" são tão implausíveis que lembram o realismo fantástico. Mas como este se passava em Macondos empoeiradas, e o livro de DeLillo trata de um futuro já instalado no primeiríssimo-mundo, talvez fosse mais apropriado catalogar "Cosmópolis" como uma fantasia extravagante sobre o surrado tema do fim do sonho americano. Afinal de contas, por mais high-tech que sejam cenário e musas, o núcleo do romance, em torno do qual giram todas as obsessões, é o mais antigo, batido e visceral ícone do american way of life: um carro. Na limusine, símbolo excelso dessa cultura da afluência e consumo, é que está o real microcosmos da obra.

O grande congestionamento, aqui, é o das ideias e teorias abruptas que o autor põe na cabeça de suas criaturas. Encantado com sua própria voz e horrorizado com tudo o que é obsoleto, inclusive as nuances que dão vida à narrativa, DeLillo exagerou ao copiar a si mesmo. Como ele escreve logo nas primeiras páginas: “Era apenas uma frase de efeito na qual ele não acreditava nem por um segundo”.

Crítica negativa para o livro "Cosmópolis"

Nenhum comentário foi encontrado.

Novo comentário

Frase do dia:

Eu era um modelo ruim. Eu era extremamente alto, mas ainda assim parecia que tinha seis anos de idade. — Robert Pattinson

Disclaimer

O The Twilight Saga Site não tem qualquer ligação direta com os atores, autora ou produtores da saga. Somos um site sem fins lucrativos feito por fãs para informar outros fãs sobre tudo relacionado a saga Crepúsculo. Toda a mídia presente no site é de propriedade de seus respectivos donos ou autores, não possuímos seus direitos a menos que disposto em contrário.

Elite Afiliados:

  

   

 

Top Afiliados:

Blog das Séries
Maçã Radioativa
Twifanaticos
Beward Love
Martinha