Crítica de "Welcome to the Rileys"

31/10/2010 15:52

O site do "The New York Times" traz sua crítica sobre o filme. Confira:

"Welcome to the Rileys" (2009):

Uma casa arrumada, cheia de emoções pesadas

A angústia dos pais tornou-se a parte mais importante do filme que o tema agora é um clichê demonstrável. Tal sofrimento não é novo na área do cinema, mas a preponderância dessas histórias sugere que os realizadores acreditam que há algo convincente sobre a agonia de outros. Para adicionar este cânon estranho, "Welcome to the Rileys", é sobre um casal da meia-idade e uma jovem stripper que vem entre eles, com salto plataforma e com o tipo de olhos tristes que você costuma ver no lado de caixas de leite.

A tristeza impregna em "Welcome to the Rileys", um pouco inquieta. Dirigido por Jake Scott, com roteiro de Ken Hixon, o filme gira em torno das imprevisíveis tempestades emocionais que abalam o mundo perfeitamente ordenado de Doug (James Gandolfini) e Lois (Melissa Leo), um casal com quase 30 anos de casamento.

Os Rileys vivem em uma casa de Indianápolis, com um gramado verde e limpo, o quarto cuidadosamente preservado de sua filha morta. Um manto paira sobre a sua casa, ou mais verdadeiramente do filme, que telegrafa suas idéias – uma ausência de vida, a ausência de respiração – com um toque muito alto. Dentro da casa dos Rileys há um lugar para tudo, e tudo está em seu lugar, incluindo o cabelo penteado de Lois e pérolas.

Uma morte inesperada e uma viagem de negócios a Nova Orleans agitarão as coisas. Doug viaja para Crescent City, onde ele vai a um clube de strip, conversando com Mallory (Kristen Stewart), uma stripper que faz truques ao lado.

Depois de sua imobilidade – ele insiste que não quer os serviços extras – os dois se ligam um ao outro rapidamente, e um piscar de olhos depois, ele mudou-se para o seu alojamento, uma virada incrível, que quase afunda o filme. É fácil acreditar que Doug tem um coração do tamanho do seu Cadillac que está na garagem, que Lois logo incêndeia em uma perseguição. Mas a velocidade de suas decisões no filme ficam relativamente grandes comparadas com as “invenções” de ultima hora do script, isso é difícil para um homem que está em um território desconhecido, assim como as transformações que acontecer ao decorrer do tempo com Lois.

O que mantém o realismo frágil do filme intacto são atores que podem fazer até pequenos momentos contarem, como quando Lois sorri para Doug com prazer, ou quando Doug afaga a cabeça de Mallory enquanto ela está dormindo, um simples toque que evoca sua perda muito melhor do que qualquer outra ação expositiva.

Mallory é e não é uma criança, apesar de que leva tempo para Doug absorver a verdade. Quando ele a leva para cima, não há benevolência na ganância de seu abraço, mas também: o seu luto e, em menor medida, de Lois, que alimenta a história, mas também a sua necessidade. Mais simplesmente desenhada e opaca, Mallory é uma dessas espécies exóticas que vivem para baixo e cuja miséria permite que outros, muitas vezes mais bem colocados personagens, curem-a. Ela é mais pecadora do que santa.

Stewart está contraida em muitas cenas, um hábito que pode se tornar difícil de parar. Mas ela tem presença na tela, é excepcionalmente atraente, e ela faz as confusões de Mallory – as oscilações entre a fanfarronice vulgar e vulnerabilidade estão destacadas no filme – reverberante e real. Para seu crédito, o Sr. Scott não se incomoda com as habituais cenas do clube na qual ela usa apenas um tira vermelha (nota para os cineastas: se você já viu uma pole dance, você viu todos eles), embora não aponte sua câmera para cima, Mallory nos deu alguma chance de dar uma olhada na parte traseira de Stewart. Estas espiadinhas não são nada significativo, embora de o sinal de que ela evoluiu de seu papel como uma virgem profissional da série "Crepúsculo".

Em seu livro "How Fiction Works", o crítico James Wood inclui uma observação de George Eliot, que poderia apontar para um motivo que os filmes de ultimamente sejam inundados com lágrimas dos pais. “O maior benefício que temos para o artista,” Eliot escreve, “é se o poeta, pintor ou escritor, é a extensão de nossas simpatias, a arte, continua ela, estende o nosso contato com os nossos companheiros para além dos limites da nossa vida pessoal. Em outras palavras, nos permite superar a divisão entre nós e os outros. Talvez cineastas atraídos por histórias sobre luto dos pais acreditam que podem melhor chamar nossa atenção, e alargar a nossa simpatia, através da perda, com uma dor incalculável, de uma criança. Em uma época de extremos, talvez uma única perda extrema marcará.

Crítica de "Welcome to the Rileys"

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Eu era um modelo ruim. Eu era extremamente alto, mas ainda assim parecia que tinha seis anos de idade. — Robert Pattinson

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